sexta-feira, 21 de maio de 2010

ATIVIDADE Nº 66 – PRODUÇÃO DE DIÁLOGO


Disciplina: Português

Ano de escolaridade: 3º ano

Professoras: Fabiana e Adriana

Conteúdo: Produção de diálogo

Programa utilizado: MKGibi da Microkids

Atividade: Escolha de fundos, personagens, objetos e montagem de uma historinha em quadrinhos.

Objetivos:

  • Desenvolver a criatividade;
  • Produzir, com coerência, um diálogo com personagens de uma história em quadrinhos.

Desenvolvimento: As professoras solicitaram uma atividade em que os alunos pudessem produzir diálogos curtos. A atividade foi desenvolvida no programa MKGibi da Microkids, onde os alunos puderam escolher fundos, personagens e inserir balões de fala produzindo assim uma história em quadrinhos.





terça-feira, 18 de maio de 2010

Atividades 26/04 a 30/04 – Professora Sandra

ATIVIDADE Nº 65 – LEITURA DE GRÁFICOS


Esta atividade ainda não está disponível on line

Disciplina: Matemática
Ano de escolaridade: 3º ano
Professoras: Fabiana e Adriana
Conteúdo: Leitura de Gráficos
Programa utilizado: Hot Potatoes
Atividade: Leitura de gráficos, Lacunas

Objetivo:


  • Ler e interpretar gráficos.


Desenvolvimento: As professoras solicitaram uma atividade em que os alunos pudessem interpretar gráficos. A atividade foi preparada com a utilização do programa Hot Potatoes na opção de lacunas. Como já foi mencionado antes, em outras atividades, este programa atende bem às necessidades e solicitações de verificação do aprendizado, além de proporcionar um feedback do conteúdo no momento da correção. Os alunos utilizam bem e gostam, sempre buscando a pontuação máxima.


ATIVIDADE Nº 64 – ORTOGRAFIA





Disciplina: Língua Portuguesa
Ano de escolaridade: 1º ano
Professoras: Tânia Márcia
Conteúdo: Ortografia
Programa utilizado: Power Point
Atividade: Escrita de palavras com sílabas simples utilizando o recurso do hiperlink com tentativa e erro.

Objetivo:
  • Escrever as palavras corretamente de acordo com as figuras.

Desenvolvimento: Os alunos, com o auxílio da professora, realizaram a atividade de hiperlink clicando nas letras e formando as palavras correspondentes às figuras.

ATIVIDADE Nº 63 – A ÁGUA E O MEIO AMBIENTE

Clique na imagem
Disciplina: ADI
Ano de escolaridade: 8º ano / 8A101
Professoras: Andréa
Conteúdo: Formas de conservação da água
Programa utilizado: Internet
Atividade: Pesquisa das formas de conservação da água e do meio ambiente através da Educação Ambiental.
Objetivo:
  • Pesquisar as formas de conservação da água e do meio ambiente através da Educação Ambiental.
Desenvolvimento: A professora Andréa preparou algumas perguntas relacionadas ao assunto para serem pesquisadas e respondidas no caderno. Os alunos buscaram as informações na Internet. Esta aula terá continuidade em outros dias, pois faz parte do Projeto de Olho na Web sobre a Água.

ATIVIDADE ON LINE


Clique na imagem

quinta-feira, 29 de abril de 2010

HOJE TAMBÉM É DIA DE ÍNDIO... Professora Isabela

Atividade do dia 20/04/2010


(Esta atividade ainda não está disponível on-line)



Disciplinas: Português e História

Ano de escolaridade: 1º ano

Professora: Tânia Márcia

Conteúdo: Datas Comemorativas – Dia do Índio/ Letras iniciais

Programa utilizado: Hot Potatoes

Atividade: Atividade de arrastar

Objetivos:

  • Identificar a letra inicial de cada figura apresentada;
  • Reconhecer objetos de origem indígena.

Desenvolvimento: Os alunos foram orientados pela professora Tânia e desenvolveram uma atividade de arrastar as letras iniciais às figuras correspondentes. Aproveitando a data comemorativa do dia do índio, o tema das figuras foi em relação à cultura indígena, trabalhando assim noções de História ao se discutir sobre cada imagem da atividade. O programa utilizado também foi uma novidade para os alunos que buscavam acertar tudo para obterem os 100%. Quando erravam, pediam para refazer a atividade, pois eles queriam alcançar a pontuação máxima. As letrinhas utilizadas na atividade estão em forma de gifs sendo um atrativo a mais para as crianças. A aula foi muito bem aproveitada.


Observação: Esta atividade foi executada, pelo aluno, no computador no formato html, não precisando ser necessariamente publicada na Internet.



segunda-feira, 26 de abril de 2010

Atividade do dia 19/04/2010 – Professora Sandra

ATIVIDADE Nº 62 – Datas comemorativas: 19 de abril – Dia do Índio


Clique na imagem e realize a atividade

Disciplinas:
Artes e História
Ano de escolaridade: 3º ano / 3A101 e 3A102
Professoras: Adriana e Fabiana
Conteúdo: Datas Comemorativas – Dia do Índio
Programas utilizados: Media Player, Hot Potatoes e Paint
Atividades: Música, Cruzadinha de palavras e Desenho livre
Objetivos:

• Ouvir a música e identificar aspectos da cultura indígena;
• Escrever os nomes dos objetos utilizados pelos índios.

Desenvolvimento: Primeiramente os alunos ouviram a música Na tribo eles vivem – Patati Patatá, em seguida fizeram uma pequena discussão sobre o contexto da música. No momento seguinte resolveram uma cruzadinha com imagens de objetos utilizados pelos índios, identificando-as e escrevendo seus respectivos nomes. No final, fizeram um desenho no Paint com o tema abordado.


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Exercícios interativos: Hot Potatoes


O Hot Potatoes é uma ferramenta que constitui mais um recurso fornecido pelas Novas Tecnologias, desenvolvido pela equipa da University of Victoria CALL Laboratory Research and Development, que possibilitam a elaboração de seis tipos básicos de exercícios interativos gerando páginas Web, onde as atividades são visualizadas diretamente no navegador da Internet.

O programa permite a elaboração de:

• Exercícios de Preenchimento de Espaços;

• Exercícios de Resposta Curta;

• Exercícios de Escolha Múltipla;

• Exercícios de Palavras Cruzadas;

• Exercícios de Correspondência;

• Exercícios de Associação de Pares.



Tudo o que é necessário é introduzir as informações (textos, perguntas, respostas, imagens, gráficos, etc.) e o programa se encarregará de gerar as páginas Web. Posteriormente, podem-se publicar estas páginas em um servidor Web.

Para conhecer melhor este programa consulte um manual de aplicação do Hot Potatoes no site http://www.aulaintercultural.org/IMG/pdf/gui_E3o_20hotpotatoes.pdf.

MINHAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O HOT POTATOES


Foi através do Curso de Pós Graduação de Tecnologias e Mídias na Educação - UNIVERSO que tive acesso pela primeira vez a esta ferramenta de grande utilidade para a Informática Educativa. Desde então, procuro colocar em prática este recurso, proporcionando aos alunos e professores uma aula mais dinâmica e interativa.

Minhas colegas parceiras de trabalho, Isabela e Tânia também aprovaram o programa e estão buscando o aperfeiçoamento.

A enorme aceitação do Hot Potatoes se deve ao fato da disponibilidade de realização de vários tipos de atividades com inserção de perguntas, respostas, figuras, gráficos, textos além de poder usar a criatividade na elaboração das mesmas.

Quanto aos alunos, o programa possibilita a realização das atividades com a verificação das respostas proporcionando uma auto correção e retorno na tentativa de acertar, o que chamamos de feed back .

Vale lembrar que esta é apenas uma ferramenta neste universo enorme de possibilidades que a Informática pode proporcionar, que devemos também utilizar-se de outros recursos que explore as diversas habilidades que envolvem a aprendizagem além da formação de um indivíduo crítico e atuante na sociedade.

Por Sandra Viana

FESTA - DIA DAS MÃES - 2011