segunda-feira, 26 de abril de 2010

Atividade do dia 19/04/2010 – Professora Sandra

ATIVIDADE Nº 62 – Datas comemorativas: 19 de abril – Dia do Índio


Clique na imagem e realize a atividade

Disciplinas:
Artes e História
Ano de escolaridade: 3º ano / 3A101 e 3A102
Professoras: Adriana e Fabiana
Conteúdo: Datas Comemorativas – Dia do Índio
Programas utilizados: Media Player, Hot Potatoes e Paint
Atividades: Música, Cruzadinha de palavras e Desenho livre
Objetivos:

• Ouvir a música e identificar aspectos da cultura indígena;
• Escrever os nomes dos objetos utilizados pelos índios.

Desenvolvimento: Primeiramente os alunos ouviram a música Na tribo eles vivem – Patati Patatá, em seguida fizeram uma pequena discussão sobre o contexto da música. No momento seguinte resolveram uma cruzadinha com imagens de objetos utilizados pelos índios, identificando-as e escrevendo seus respectivos nomes. No final, fizeram um desenho no Paint com o tema abordado.


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Exercícios interativos: Hot Potatoes


O Hot Potatoes é uma ferramenta que constitui mais um recurso fornecido pelas Novas Tecnologias, desenvolvido pela equipa da University of Victoria CALL Laboratory Research and Development, que possibilitam a elaboração de seis tipos básicos de exercícios interativos gerando páginas Web, onde as atividades são visualizadas diretamente no navegador da Internet.

O programa permite a elaboração de:

• Exercícios de Preenchimento de Espaços;

• Exercícios de Resposta Curta;

• Exercícios de Escolha Múltipla;

• Exercícios de Palavras Cruzadas;

• Exercícios de Correspondência;

• Exercícios de Associação de Pares.



Tudo o que é necessário é introduzir as informações (textos, perguntas, respostas, imagens, gráficos, etc.) e o programa se encarregará de gerar as páginas Web. Posteriormente, podem-se publicar estas páginas em um servidor Web.

Para conhecer melhor este programa consulte um manual de aplicação do Hot Potatoes no site http://www.aulaintercultural.org/IMG/pdf/gui_E3o_20hotpotatoes.pdf.

MINHAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O HOT POTATOES


Foi através do Curso de Pós Graduação de Tecnologias e Mídias na Educação - UNIVERSO que tive acesso pela primeira vez a esta ferramenta de grande utilidade para a Informática Educativa. Desde então, procuro colocar em prática este recurso, proporcionando aos alunos e professores uma aula mais dinâmica e interativa.

Minhas colegas parceiras de trabalho, Isabela e Tânia também aprovaram o programa e estão buscando o aperfeiçoamento.

A enorme aceitação do Hot Potatoes se deve ao fato da disponibilidade de realização de vários tipos de atividades com inserção de perguntas, respostas, figuras, gráficos, textos além de poder usar a criatividade na elaboração das mesmas.

Quanto aos alunos, o programa possibilita a realização das atividades com a verificação das respostas proporcionando uma auto correção e retorno na tentativa de acertar, o que chamamos de feed back .

Vale lembrar que esta é apenas uma ferramenta neste universo enorme de possibilidades que a Informática pode proporcionar, que devemos também utilizar-se de outros recursos que explore as diversas habilidades que envolvem a aprendizagem além da formação de um indivíduo crítico e atuante na sociedade.

Por Sandra Viana

terça-feira, 20 de abril de 2010

REUNIÃO COM PROFESSORES

Aconteceu na 3ª feira, dia 13/04/2010 uma reunião com Professores, O. P. e Direção no Laboratório de Informática para apresentação dos principais projetos que serão desenvolvidos no decorrer deste ano letivo.
Nossas atividades estavam suspensas devido aos transtornos causados pela obra que acontece na escola. Pretendemos retomá-las e por isso decidimos começar com uma reunião onde foram apresentados e discutidos os seguintes assuntos:
  • Direcionamentos do DID para o funcionamento do Laboratório de Informática e Projetos a serem desenvolvidos em 2010.
  • Projeto de Olho na Web que atende aos alunos do 6º ao 9º ano (Projeto desenvolvido pela equipe DID)
  • Desenvolvimento de atividades interativas em Hot Potatoes com o auxílio dos professores na preparação das mesmas. Este recurso atenderá todos os níveis de ensino da escola.
A reunião transcorreu de maneira agradável e prazerosa. Os professores demonstraram interesse em colaborar com as atividades e projetos que serão desenvolvidos no Laboratório de Informática demonstrando comprometimento com o Projeto de Inclusão Digital.

Confira as fotos:


terça-feira, 16 de março de 2010

MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL

Entendendo um pouco sobre entusiasmo


“É necessário que o mundo, depois de ti, seja algo melhor, porque tu viveste nele” (Stanley)
Tome a iniciativa. Não espere muito. Arrisque a saída heróica. Assuma. Não se omita. Decida. Faça.
Mesmo errando. Só não erra quem não faz. É preciso caminhar. Quem não quer enfrentar riscos talvez não tenha o direito de viver!


• Domine o comodismo;
• Faça uma relação das coisas que você precisa vencer;
• Viver é constantemente começar;
• Organize as idéias na cabeça, para administrar bem o seu tempo;
• Preste atenção (atenção controlada, no instante presente);
• Aprenda com os insucessos;
• Forme um grupo, tenha amigos, discuta seus pontos de vista;
• Procure inovar (ter visão criativa);
• Evite copiar;
• Arrisque, para conseguir algo novo;
• Seja entusiasmado com a vida, agindo entusiasticamente;
• Acredite na sua capacidade de transformar a realidade;
• Não espere saber tudo para agir. A própria ação desenvolve o saber;
• Passe do plano das lamentações para o plano da ação.
Entusiasmo é diferente de otimismo. Otimismo significa acreditar que alguma coisa vai dar certo, até torcer para que dê certo. Algumas pessoas confundem otimismo com entusiasmo. A pessoa entusiasmada acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo, acredita em si mesmo e nos outros.
Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.
A melhor maneira de ser entusiasmado é agir entusiasticamente. Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois nunca teremos razões para tanto.
Não é o sucesso que traz o entusiasmo, mas é este que traz o sucesso. Existem pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, para depois se entusiasmarem.
Não sabem que o entusiasmo permanente é que traz a nova visão da vida.
Não espere a oportunidade chegar, vá atrás! Os gregos diziam que a oportunidade tem cabelo só na frente e é careca atrás. Quem não pegar pela frente nunca mais pegará por trás.
Viva!!! Seja ousado! Liberte seu potencial. Acredite em você. O mundo pertence aos ousados.
Extraído do último capítulo do livro de Sonia Jordão: A Arte de Liderar – Vivenciando Mudanças num Mundo Globalizado

Sonia Jordão

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PROJETO WEBQUEST - CANTIGAS E BRINCADEIRAS


GINCANA FOLCLÓRICA


Confira as fotos da Gincana Folclórica organizada pela professora Andrea Almeida, que culminou a realização de um trabalho realizado em parceria com o laboratório de Informática, tendo como base uma Webquest sobre Cantigas e Brincadeiras.





Endereço da Webquest:

http://emsantaterezinha.glogster.com/cantigas-brincadeiras

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Atividades 30/11 a 04/12 – Professora Sandra

ATIVIDADE Nº 61 – MENSAGEM DE NATAL

Disciplina: Atividades Diversificadas
Ano de escolaridade: 9º ano
Turma: 9A102
Professora: Andréa
Conteúdo: Mensagem de Natal
Programa utilizado: Internet e Word
Atividade: Mensagem de natal com ilustração
Objetivo:
· Produzir, criativamente, um cartão ilustrado com mensagem de Natal.

Desenvolvimento: Os alunos pesquisaram na Internet mensagens e imagens de Natal para produzirem cartões que posteriormente foram distribuídos após cantar uma música, no pátio da escola, transmitindo uma mensagem de paz.

ATIVIDADE Nº 60 – HISTÓRIA EM QUADRINHOS – “BULLING”


Disciplina: Português
Ano de escolaridade: 6º ano
Turma: 6A103
Professora: Carla
Conteúdo: História em quadrinhos – “Bulling”
Programa utilizado: MKGibi - Microkids
Atividade: História em quadrinhos

Objetivo:
· Produzir, com coerência, uma história em quadrinhos enfocando o tema “Bulling”.

Desenvolvimento: Os alunos utilizaram-se do programa MKGibi da Microkids e criaram uma história em quadrinhos enfocando o tema “Bulling”.

ATIVIDADE Nº 59 – CARTÕES DE NATAL


Disciplina: Português
Ano de escolaridade: III e IV fases - EJA
Conteúdo: Produção textual e ilustração
Programa utilizado: Power Point
Atividade: Confecção de um cartão de Natal

Objetivo:
· Produzir com criatividade um cartão de Natal.

Desenvolvimento: Os alunos utilizaram-se do programa Power Point e criaram um cartão de Natal.

FESTA - DIA DAS MÃES - 2011