terça-feira, 28 de abril de 2009

AULA DE HISTÓRIA

AULA SOBRE IDADE MÉDIA

Professora: Sônia Alvarenga

Ano de escolaridade: 7º ano

Turmas: 7A101, 7A102, 7A103 e 7A104

Período: 07 a 16 de abril



RELATÓRIO: Esta aula foi planejada com uma semana de antecedência antes do primeiro contato com as turmas. A professora Sônia Alvarenga solicitou ao Laboratório de Informática que pesquisasse na Internet um conteúdo relacionado à Idade Média. Foi feita uma pesquisa pela professora Isabéla onde foram selecionados 4 apresentações em ppt, das quais a professora Sônia escolheu uma que levou para casa, fazendo o estudo e as anotações necessárias antes de apresentar aos alunos. Nós, professoras de Informática, solicitamos à professora Sônia perguntas relacionadas ao tema. A professora Sandra preparou uma cruzadinha com as perguntas trazidas pela professora utilizando-se do programa HotPotatoes. As aulas foram ministradas em duas semanas, onde cada turma do 7º ano (4 no total) utilizou-se do Laboratório de Informática, assistindo a duas aulas em cada semana.

Toda esta experiência foi válida, pois os alunos assimilaram bem o conteúdo e até foram avaliados na última atividade.



OBJETIVOS:

  • Relacionar fatos e acontecimentos da época;
  • Reconhecer características de época relacionadas aos hábitos e costumes, à política, à arte, à economia, à vestimenta e à religião.


ATIVIDADES E PROGRAMAS UTILIZADOS:

  • Apresentação em Power Point;
  • Formulação de perguntas no Word;
  • Vídeo com características da época;
  • Palavras cruzadas no programa HotPotatoes.


DESENVOLVIMENTO:

1º dia: Os alunos assistiram à apresentação em Power Point com acompanhamento da professora e explicação do conteúdo. Em seguida, a professora pediu aos alunos que elaborassem perguntas sobre o assunto para os colegas responderem. As perguntas foram enviadas para o outro computador que estava em rede e assim sucessivamente.

dia: Os alunos assistiram a um vídeo que retratava as características da época. Logo depois resolveram a cruzadinha proposta, sendo avaliada como atividade produtiva do bimestre.



APRESENTAÇÃO - IDADE MÉDIA

ATIVIDADE HOT POTATOES


Um comentário:

  1. Bom dia, meninas!

    O blog está excelente, funcional, criativo e dinâmico.
    A atividade postada acima é um bom exemplo de como se pode utilizar os recursos do laboratório para trabalhar um conteúdo novo de forma criativa e motivadora. O Power Point, com todos os recursos multimídia, permite que se elabore aulas dinâmicas, onde os alunos se sentem estimulados a interagir com o professor. E a culminância com uma cruzadinha, criada no Hot Potate, foi uma forma interdisciplinar de consolidar as informções.
    Sabemos, por experiência própria, que mapa é um conteúdo onde a utilização de recursos estimulantes, novos e motivadores são fundamentais para o sucesso da aula. O site do IBGE foi uma boa escolha, proporcionando acesso a diferentes tipos de mapas de acordo com objetivo proposto pelo professor.
    Conforme solicitado anteriormente por e-mail, as seis atividades devem ser postadas com antecedência. Pois na segunda-feira pela manhã, começamos as avaliações.
    Aguardaremos até o fim do dia de hoje pela postagem referente a semana 04/05 - 08/05.

    Um abraço,

    Tatiana Castellar
    Coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação

    ResponderExcluir

FESTA - DIA DAS MÃES - 2011