segunda-feira, 31 de maio de 2010

A ÁGUA NO CORPO HUMANO


Disciplina: Educação Física

Ano de escolaridade: 9º ano / 9A101

Professoras: Andréa

Conteúdo: A água no corpo humano

Programa utilizado: Internet

Atividade: Pesquisa orientada

Objetivo: Pesquisar sobre os efeitos da água no corpo humano e sua composição de acordo com a idade e sexo.

Desenvolvimento: A professora Andréa preparou algumas perguntas relacionadas ao assunto para serem pesquisadas na Internet e respondidas no caderno. Os alunos buscaram as respostas e juntaram informações para a elaboração de um Seminário que irá ocorrer em sala de aula posteriormente.

Questões:

1-Qual é o percentual de água no organismo humano?Há diferença de acordo com a idade ou sexo?

2-Sem água, o que acontece ao nosso organismo além da morte?

3-Descubra a grande viagem da água no corpo humano e suas funções no organismo.

Sites utilizados:

http://www.ess.ips.pt/escola/Bioquimica/8CLE/GRUPO2/2.1.2.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/agua-corpo-humano-486975.shtml

http://aguafontedevida.wordpress.com

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Atividades 03/05 a 07/05 – Professora Sandra

ATIVIDADE Nº 68 – DENGUE: UM PERIGO CONSTANTE

Clique na imagem e realize a atividade


Clique na imagem e realize a atividade

Disciplina: Ciências
Ano de escolaridade: III fase - EJA
Professora: Denise
Conteúdo: Dengue
Programa utilizado: Hot Potatoes
Atividades:
  • Leitura de um texto informativo.

  • Construção de slogans a partir de palavras desordenadas.

Objetivos:

  • Ler e interpretar textos informativos;

  • Ordenar palavras e formar frases criando slogans.


Desenvolvimento: Os alunos realizaram as atividades com a utilização do programa Hot Potatoes. Na primeira atividade, leram um texto informativo sobre a doença, em seguida fizeram comentários oralmente para depois formarem slogans com palavras desordenadas. Na atividade seguinte, arrastavam as palavras e também formavam o slogan sobre a dengue. Durante a realização das atividades a professora que ajudava seus alunos na organização das frases.



ATIVIDADE Nº 67 – DENGUE: UM PERIGO CONSTANTE

Disciplina: Ciências

Ano de escolaridade: IV fase - EJA

Professora: Denise

Conteúdo: Dengue

Programa utilizado: Power Point

Atividade: Hiperlink e caixa de texto.


Objetivos:

  • Identificar os possíveis focos do mosquito transmissor;
  • Escrever para cada caso exposto na figura uma forma de prevenção.

Desenvolvimento: Os alunos realizaram uma atividade no Power Point com a utilização das funções de hiperlink e caixa de texto em forma de apresentação. Primeiro identificavam ,na figura de uma casa, os possíveis focos do mosquito transmissor e em seguida escreviam que medidas de prevenção deveriam ser tomadas. Toda a atividade foi acompanhada pela professora que ajudava seus alunos na elaboração das frases e também na correção.


ATIVIDADE DOS ALUNOS


Download da atividade
Clique aqui



ATIVIDADE Nº 66 – PRODUÇÃO DE DIÁLOGO


Disciplina: Português

Ano de escolaridade: 3º ano

Professoras: Fabiana e Adriana

Conteúdo: Produção de diálogo

Programa utilizado: MKGibi da Microkids

Atividade: Escolha de fundos, personagens, objetos e montagem de uma historinha em quadrinhos.

Objetivos:

  • Desenvolver a criatividade;
  • Produzir, com coerência, um diálogo com personagens de uma história em quadrinhos.

Desenvolvimento: As professoras solicitaram uma atividade em que os alunos pudessem produzir diálogos curtos. A atividade foi desenvolvida no programa MKGibi da Microkids, onde os alunos puderam escolher fundos, personagens e inserir balões de fala produzindo assim uma história em quadrinhos.





terça-feira, 18 de maio de 2010

Atividades 26/04 a 30/04 – Professora Sandra

ATIVIDADE Nº 65 – LEITURA DE GRÁFICOS


Esta atividade ainda não está disponível on line

Disciplina: Matemática
Ano de escolaridade: 3º ano
Professoras: Fabiana e Adriana
Conteúdo: Leitura de Gráficos
Programa utilizado: Hot Potatoes
Atividade: Leitura de gráficos, Lacunas

Objetivo:


  • Ler e interpretar gráficos.


Desenvolvimento: As professoras solicitaram uma atividade em que os alunos pudessem interpretar gráficos. A atividade foi preparada com a utilização do programa Hot Potatoes na opção de lacunas. Como já foi mencionado antes, em outras atividades, este programa atende bem às necessidades e solicitações de verificação do aprendizado, além de proporcionar um feedback do conteúdo no momento da correção. Os alunos utilizam bem e gostam, sempre buscando a pontuação máxima.


ATIVIDADE Nº 64 – ORTOGRAFIA





Disciplina: Língua Portuguesa
Ano de escolaridade: 1º ano
Professoras: Tânia Márcia
Conteúdo: Ortografia
Programa utilizado: Power Point
Atividade: Escrita de palavras com sílabas simples utilizando o recurso do hiperlink com tentativa e erro.

Objetivo:
  • Escrever as palavras corretamente de acordo com as figuras.

Desenvolvimento: Os alunos, com o auxílio da professora, realizaram a atividade de hiperlink clicando nas letras e formando as palavras correspondentes às figuras.

ATIVIDADE Nº 63 – A ÁGUA E O MEIO AMBIENTE

Clique na imagem
Disciplina: ADI
Ano de escolaridade: 8º ano / 8A101
Professoras: Andréa
Conteúdo: Formas de conservação da água
Programa utilizado: Internet
Atividade: Pesquisa das formas de conservação da água e do meio ambiente através da Educação Ambiental.
Objetivo:
  • Pesquisar as formas de conservação da água e do meio ambiente através da Educação Ambiental.
Desenvolvimento: A professora Andréa preparou algumas perguntas relacionadas ao assunto para serem pesquisadas e respondidas no caderno. Os alunos buscaram as informações na Internet. Esta aula terá continuidade em outros dias, pois faz parte do Projeto de Olho na Web sobre a Água.

ATIVIDADE ON LINE


Clique na imagem

quinta-feira, 29 de abril de 2010

HOJE TAMBÉM É DIA DE ÍNDIO... Professora Isabela

Atividade do dia 20/04/2010


(Esta atividade ainda não está disponível on-line)



Disciplinas: Português e História

Ano de escolaridade: 1º ano

Professora: Tânia Márcia

Conteúdo: Datas Comemorativas – Dia do Índio/ Letras iniciais

Programa utilizado: Hot Potatoes

Atividade: Atividade de arrastar

Objetivos:

  • Identificar a letra inicial de cada figura apresentada;
  • Reconhecer objetos de origem indígena.

Desenvolvimento: Os alunos foram orientados pela professora Tânia e desenvolveram uma atividade de arrastar as letras iniciais às figuras correspondentes. Aproveitando a data comemorativa do dia do índio, o tema das figuras foi em relação à cultura indígena, trabalhando assim noções de História ao se discutir sobre cada imagem da atividade. O programa utilizado também foi uma novidade para os alunos que buscavam acertar tudo para obterem os 100%. Quando erravam, pediam para refazer a atividade, pois eles queriam alcançar a pontuação máxima. As letrinhas utilizadas na atividade estão em forma de gifs sendo um atrativo a mais para as crianças. A aula foi muito bem aproveitada.


Observação: Esta atividade foi executada, pelo aluno, no computador no formato html, não precisando ser necessariamente publicada na Internet.



FESTA - DIA DAS MÃES - 2011